Instalação elétrica residencial: Saiba como fazer com este passo a passo simplificado

insele
A instalação elétrica residencial, bem como a instalação hidráulica e sanitária, é uma das partes mais importantes e delicadas de um projeto arquitetônico.

Saber como realizar todos os passos de forma correta é essencial para um bom funcionamento elétrico, além de garantir a segurança de todos os residentes.

Aprenda agora o passo a passo simplificado de como fazer uma instalação elétrica residencial segura e eficaz:

 

Instalação elétrica residencial: Saiba como fazer com este passo a passo simplificado

 

  1. Entenda como acontece a instalação elétrica

Muitas pessoas têm dificuldades em compreender a instalação elétrica residencial por conta da quantidade de fios, tomadas, passagens, disjuntores, etc.

Entretanto, se você pensar na instalação elétrica como a instalação hidráulica, será bem mais fácil executa-la, porque de fato, a base é a mesma.

A eletricidade e a água entram em um canal, são distribuídas através de fases e depois são liberadas. A água entra por tubulações e a corrente elétrica por fios fase; enquanto na água existe a ‘’pressão’’, na eletricidade existe a ‘’voltagem’’; e por aí vai.

Por isso, é importante que entenda como acontece o processo de instalação elétrica, até mesmo para garantir a realização de um serviço de qualidade e que não gere problemas para você no futuro.

 

  1. Faça um projeto de instalação elétrica

Em qualquer tipo de instalação arquitetônica, é necessária a realização de um projeto. É nesse momento que você irá pensar em todos os elementos, dimensioná-los e esquematizá-los de acordo com a sua necessidade e preferência.

É importante que haja a presença de um projetista para auxiliar você durante esse processo, bem como todos os outros.

Durante o projeto de instalação elétrica serão pensados:

  • Cálculo: Determine a potência total da residência, lembrando de considerar também as mínimas que serão previstas para cada tomada e pontos de iluminação;
  • Extensão: Defina o tamanho do circuito de distribuição de voltagem que estará entre o quadro medidor e o quadro de luz que irá energizar toda a parte interna da residência;
  • Quantidade de circuitos;
  • Diâmetro interno dos eletrodutos;
  • Definir o tamanho dos disjuntores;
  • Definir os tipos de eletrodutos a serem utilizados;
  • Pensar na distribuição adequada dos quadros medidor e de luz.

Para executar um bom projeto de instalação elétrica é importante que cada ponto citado acima seja analisado com calma, pois assim você evita falhas e, consequentemente, garante um bom serviço elétrico em sua construção.

 

  1. Faça um esboço da instalação elétrica

É nesse passo que serão definidos onde estará cada ponto elétrico dentro da residência.

Uma instalação elétrica residencial precisa ser bem esquematizada, seja para atender as necessidades do dia a dia, mas também por proteção e garantia de que não haverá curtos circuitos causados pela má utilização das tomadas e sobrecarga das redes elétricas.

Seguindo a norma NBR 5444 da ABNT, determine cada função e cada comando dos pontos elétricos dentro da residência.

Se você desejar sair do padrão brasileiro e instalar dimmers para regular a intensidade da luz em determinado ambiente, sinalize com antecedência ao seu projetista.

 

  1. Execute o projeto

O primeiro passo a ser tomado para uma instalação elétrica residencial bem realizada e segura é contratar um eletricista.

Você não deve realizar essa parte se não for qualificado e liberado para fazer esse tipo de serviço.

Tendo isso em vista, o segundo passo é comprar todos os materiais necessários, incluindo fiações, caixas, tomadas e interruptores.

Em seguida, é hora de instalar de acordo com o projeto elétrico feito anteriormente e o esboço.

Por último, teste todas as novas instalações e verifique com o seu eletricista se alguma coisa está faltando.

 

E então, gostou do artigo sobre instalação elétrica residencial? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco as suas dúvidas sobre o assunto.

[gdlr_core_button button-text=”Mantenha-se Atualizado” button-link=”http://materiais.matconsupply.com.br/mantenha-se-atualizado” button-link-target=”_blank” margin-right=”20px” ]

Instalação elétrica residencial: Saiba como fazer com este passo a passo simplificado

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
× Como posso te ajudar?

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0