Sistema de aquecimento da água: elétrico, solar ou a gás? Qual o melhor?

aquecimento

O sistema de aquecimento da água é a segunda maior despesa na conta de luz da população mundial.

Pelo menos é o que mostra alguns estudos realizados na area, onde estes citam que o gasto com sistema de aquecimento da água representa algo em torno de 14% e 18% do valor total da conta de luz.

Isso nos faz perceber que escolher o melhor sistema de aquecimento de água não é só uma questão de conforto, mas também de manutenção dos gastos e custos energéticos residenciais.

Pensando nisso, listamos nesse post os três tipos de sistema de aquecimento da água que existem atualmente, para que você conheça a diferença entre cada um deles e veja qual é o melhor e mais econômico para se usar em uma residência.

Conheça agora qual o melhor de aquecimento de água e quais apresentam melhor custo-benefício para você.

 

 

 

 

Sistema de aquecimento da água: Elétrico

 

O sistema elétrico é um dos sistemas de aquecimento de água mais utilizado no Brasil, sendo o mais comum na maioria das casas e apartamentos.

Normalmente é utilizado um sistema que seja capaz de compartilhar o aquecimento em todas as saídas necessárias – torneiras de pias, piscina, banheira, etc. – e é uma opção que pode sair bastante cara e de certa forma trabalhosa.

Também existe a opção de aquecer somente um ponto específico, como é o mais comum, como o chuveiro. O gasto ainda é relativamente alto.

 

Sistema de aquecimento da água a gás

 

Esse sistema de aquecimento da água é mais comum em cidades grandes. Também já foi muito utilizado em regiões do Nordeste onde o acesso a eletricidade é limitado.

Apresenta um bom custo benefício e fácil instalação. Entretanto, não é a melhor opção para aquecer pontos com grandes volumes de água, já que leva um tempo até que a água seja aquecida pelo gás.

Há um menor gasto de água nesse sistema, entretanto não significa que é sustentável.

Por isso, se você deseja um sistema de aquecimento simples, prático e eficiente, este com certeza será a melhor opção para você.

 

Sistema de aquecimento por energia solar

 

É a opção mais sustentável e barata. O custo que se terá com a instalação desse sistema numa casa, por exemplo, é único e referente ao investimento nas placas de captação solar – que podem ser um pouco caras, mas logo compensam na conta de luz.

Entretanto, esse sistema de aquecimento de água é completamente dependente de uma boa incidência solar. Em cidades onde boa parte do ano é nublado, o sistema não compensa.

Esse sistema é uma ótima opção para casas de famílias grandes e que movimentem um grande fluxo diário de água. Não é a melhor opção para casais, ou famílias de poucos membros.

Portanto, agora que já sabe a diferença entre cada sistema de aquecimento da água, basta analisar as informações que foram dadas acima e ver qual deles vai atender bem as suas necessidades sem consumir muita energia e onerar seu bolso com gastos na conta de luz.

[gdlr_core_button button-text=”Mantenha-se Atualizado” button-link=”http://materiais.matconsupply.com.br/mantenha-se-atualizado” button-link-target=”_blank” margin-right=”20px” ]

Sistema de aquecimento da água: elétrico, solar ou a gás? Qual o melhor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
× Como posso te ajudar?