Casas construídas com painéis de alvenaria pré fabricados


Painéis de alvenaria pré-fabricados é um sistema construtivo onde a fabricação e montagem das paredes são pré-moldadas em alvenaria com tijolo cerâmico juntamente com as armaduras e argamassa vibrada. Esse processo acontece ao mesmo tempo e em poucos minutos o painel está montado.

Essas paredes são ligadas e fixadas entre si por um sistema especialmente desenvolvido para esse fim, com tratamento ou seja, recobrimento das emendas entre os painéis. Esses painéis já vêm com os eletrodutos e caixas de passagens elétrica, telefônica e demais sistemas embutidos, bem como com paredes com emboço e reboco em ambas as faces.

As paredes são moldados ‘in loco’, ou seja, no próprio local da obra.

Isso reduz custos com transporte de materiais. Esse novo processo busca ao final uma redução dos custos de produção e do tempo de execução de cada unidade habitacional pois, proporciona maior produtividade, sem para isso usar materiais diferentes daqueles culturalmente aceitos pelos consumidores brasileiros.

Após um período de secagem e o painel é desmoldado quando então inicia a etapa de cura. Dessa forma, o painel fica totalmente pronto para ser movimentado e montado na obra. Após a cura, esses painéis então são içados e transportados ao local onde será executada a montagem da unidade habitacional.

Pode-se dividir este sistema construtivo em duas etapas. A primeira é a “fabricação” dos painéis e a segunda a “montagem” da unidade habitacional.

A fabricação dos painéis de uma casa ocorre simultaneamente com a montagem de outra e, por se tratarem de etapas isoladas e independentes, o prazo de entrega de cada unidade é de 2 (dois) dias.

Nos demais insumos e materiais tais como: cobertura, piso, pinturas, esquadrias e materiais para os sistemas, não existem variações de custo entre o sistema construtivo pré-fabricado e o sistema de construção em alvenaria convencional.

A necessidade de se construir em grande escala, com processo industrializado e necessidade de profissionais na área e a falta de mão de obra qualificada foram alguns fatores que motivaram o projeto e desenvolvimento da tecnologia e técnica construtivo do sistema. Além disso, rapidez, economia e praticidade são algumas das vantagens desse sistema construtivo quando comparado às construções convencionais e tradicionais.

O sistema de alvenaria pré-fabricada teve como foco, inicial, a produção de habitações para a baixa renda, mas esse sistema poderá ser aplicado aos mais diversos tipos de habitações e funciona como uma linha de produção. Este é um sistema inovador, moderno e que reduz os desperdícios, sendo, portanto, social e ambientalmente correto.

Além disso, há possibilidade de ampliação e mudanças da planta básica, utilizando-se para isso o sistema construtivo de alvenaria tradicional, o Processo é ecológico e, portanto, responsável por não gerar resíduos, sujeiras em excesso e entulhos bem como melhor controle ambiental sobre os processos construtivos, pois a “fabricação” dos painéis se concentra em um único local, sendo estes distribuídos, já prontos para a montagem.

Enfim, pode-se dizer que as casas em alvenaria pré-fabricadas são fruto da evolução do sistema construtivo, contudo, utilizando materiais culturalmente aceitos e com comprovação técnica quanto a sua eficiência e bom desempenho.

[gdlr_core_button button-text=”Mantenha-se Atualizado” button-link=”http://materiais.matconsupply.com.br/mantenha-se-atualizado” button-link-target=”_blank” margin-right=”20px” ]

Casas construídas com painéis de alvenaria pré fabricados

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
× Como posso te ajudar?

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0