Conheça alguns sistemas para construção habitacional – conceito geral

Hoje falaremos sobre os principais tipos de sistemas construtivos utilizados no país, tanto em construção de casas, sobrados e edifícios verticais e horizontais de todos os portes.

[gdlr_core_button button-text=”Leia sobre Radier” button-link=”https://matconsupply.com.br/fundacao-tipo-radier/” button-link-target=”_blank” margin-right=”20px” ]

alvenaria-tradicional

Alvenaria convencional

Na construção de uma casa em alvenaria convencional ou comum, utiliza-se essencialmente tijolos cerâmicos ou de concreto, que exercem função de dividir os ambientes, não tendo função estrutural, sendo necessário a criação de vigas e pilares composta por vergalhões de ferro amarrado e preenchidos com concreto a base de brita, areia grossa e cimento, como forma de criar uma estrutura de sustentação.

Umas das vantagens desse sistema é a facilidade de encontrar mão-de-obra, é bem aceita por todas as modalidades de financiamento imobiliário, permite reformas e mudanças de ambientes. Pode- se construir qualquer tipo de edificação com alvenaria convencional. É tradicionalmente mais aceito pelos brasileiros.

Agora como todo tipo sistema construtivo existem algumas desvantagens: tempo de construção alto em comparação com outros sistemas construtivos, possibilidade de surgimento de patologias como trincas e fissuras, após concluída a edificação e a geração de uma grande quantidade entulho o que não é ecologicamente correto.

 

 

alvenaria-estrutural

Alvenaria Estrutural

Na alvenaria estrutural toda as paredes exercem a função estrutural como as vigas e pilares. As instalações elétricas, hidráulicas e telefone ficam embutidos dentro das cavidades dos tijolos, ajudando na diminuição de custos e tempo. Sua aplicação deve ser acompanhada por um profissional qualificado que tenha experiência no uso deste sistema construtivo, evitado problemas no decorrer da obra.

As principais vantagens no emprego deste sistema construtivo são:Alta velocidade na construção, redução de custos com mão de obra, execução simplificada em relação á alvenaria convencional.

No entanto, algumas desvantagens podem ser descritas: Não pode sofrer alterações futuras na estrutura planejada e construída, não permite portas e janelas fora do padrão. Também não pode ser usado em qualquer tipo de projeto pois deve se levar em consideração o padrão do bloco e as paredes devem ser executadas levando isso em consideração. Além disso as partes elétricas devem ser executados junto com o assentamento dos blocos estruturais para evitar quebras e cortes posteriormente.

 

 

parede-de-concreto-final

Paredes de concreto

A construção de casas com paredes de concreto são moldadas ‘in loco’ (no local) e proporciona uma redução de tempo pois utiliza formas para a modelagem das paredes, possibilita o embutimento de todos os componentes da elétrica, hidráulica, sanitária, telefone e as aberturas (portas e janelas) da edificação padronizadas são realizadas antes da concretagem.

Este tipo de sistema construtivo tem diversas vantagens quando comparadas com outros métodos, tais como: Diminuição considerada de mão-de-obra; Segurança estrutural, Redução significativa de patologias como trincas e fissuras presentes na alvenaria comum e redução do desperdício de materiais tão comuns na construção civil

No entanto a construção em paredes de concreto possui algumas desvantagens e impõem dificuldades na aplicação das paredes de concreto moldadas in loco como por exemplo, a necessidade de todos os projetos complementares e o alto custo com compra ou aluguel das formas.

 

wood-frame

Construção em Wood Frame

Wood Frame, expressão da língua inglesa que significa “quadro ou moldura de madeira” é uma técnica construtiva em que a estrutura é feita por perfis de madeira em conjunto com placas estruturais. A leveza da estrutura também ajuda na hora da montagem, que em geral é mais rápida do que a construção em alvenaria.

Alguns cuidados devem ser tomados para proteção contra incêndios, no entanto, já que a madeira é um material inflamável. E para um melhor isolamento térmico e acústico, é possível usar materiais isolantes no meio das paredes, como lã de vidro.

 

 

casas-modulares-paineis-premoldados-bh-mg

Sistema pré fabricado de alvenária.

Consiste em um Sistema construtivo onde a fabricação e montagem das paredes são pré moldadas em alvenaria com tijolo cerâmico juntamente com as armaduras e argamassa vibrada. Após um período de secagem e o painel é desmoldado quando então inicia a etapa de cura. Dessa forma, o painel fica totalmente pronto para ser movimentado e montado na obra.

 

 

[gdlr_core_button button-text=”Mantenha-se Atualizado” button-link=”http://materiais.matconsupply.com.br/mantenha-se-atualizado” button-link-target=”_blank” margin-right=”20px” ]

Conheça alguns sistemas para construção habitacional – conceito geral

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
× Como posso te ajudar?