Terraplanagem: 6 Dicas para executar esta técnica de construção com perfeição!

terraplanagem

Quando se fala de terreno durante uma construção, é importante que haja um cuidado redobrado com a questão da terraplanagem, afinal de contas esta técnica é muito importante, uma vez que ela vai trabalhar a base de sustentação de todo o seu projeto.

A terraplanagem é uma técnica que permite, como o nome sugere, aplanar um terreno, para que a construção seja facilitada.

Entretanto, o processo não é tão fácil, e é preciso atenção à topografia do terreno para que haja adequação das suas vontades às limitações do mesmo.

Nesse artigo, você aprenderá 6 dicas de como executar a terraplanagem com perfeição, e ter a garantia de uma construção bem planejada. Confira a seguir!

 

6 dicas para executar bem a terraplanagem de uma construção

 

  1. Contrate um profissional da área.

Antes de mesmo comprar o terreno, certifique-se de contatar um profissional especializado em terraplanagem. É ele quem te dará as condições do terreno, e o que pode e não pode ser feito naquela área de acordo com o seu plano.

Uma dica: Quanto mais perto ao nível do pavimento térreo for da topografia do terreno, mais você economizará com a terraplenagem, que em certas obras podem dominar até 20% dos custos totais.

 

  1. Faça um plano de acesso dos equipamentos.

Você com certeza precisará de certos equipamentos para fazer a terraplanagem do seu terreno. É bom que você pense em formas de facilitar o transito dessas máquinas.

Além disso, quando for escolher as máquinas, pense exatamente em quais você precisará usar, para evitar o desgaste do solo com máquinas que não são para o tipo de serviço desejado e gastos desnecessários.

 

  1. Faça limpeza das áreas

Antes de começar a terraplanagem em si, retire toda as vegetações da área e quaisquer outros vestígios. Isso vai garantir a qualidade do seu terreno, deixando-o mais sólido e estável.

 

Veja também: Instalação hidráulica: 6 dicas para a construção da sua nova casa.

 

 

  1. Não tire terra demais

Isso pode comprometer a qualidade do seu terreno. Caso o seu terreno seja na parte de cima da rua, a depender do grau do desnível com o restante, será necessário retirar terra. Mas não tire muito, pois isso pode prejudicar as outras construções.

Se o seu terreno está situado na parte superior da rua, ou seja, em desnível, isto significa será preciso, dependendo do desnível, tirar terra, mas extrair muita terra pode ser prejudicial, no caso de as demais construções ficarem mais altas que a sua.

 

  1. Escolha as máquinas certas.

As máquinas grandes aumentam a produtividade e eficácia do trabalho, mas usar uma máquina do tipo bobcat, mini carregadeira, pode ser uma boa opção para limpar o terreno e para terraplanagem de poucos volumes de terra.

É ótimo para áreas menores e ainda por cima reduz bastante os custos na mão de obra.

 

  1. Evite problemas

Em certos locais é possível que sua terraplanagem seja dificultada por alguns pequenos inconvenientes.

Por exemplo, se houverem muitas construções ao redor do terreno, fica mais complicado trabalhar.

Além disso, fazer um trabalho sobre um aterro é mais difícil. É preciso que seja utilizada uma estaca mais profunda para o alcance do solo firme, e a depender do volume do aterramento o custo pode ser bem elevado.

E então, o que achou das dicas sobre terraplanagem? Deixe o seu comentário e nos diga o que achou desse assunto!
[gdlr_core_button button-text=”Mantenha-se Atualizado” button-link=”http://materiais.matconsupply.com.br/mantenha-se-atualizado” button-link-target=”_blank” margin-right=”20px” ]

Terraplanagem: 6 Dicas para executar esta técnica de construção com perfeição!

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
× Como posso te ajudar?

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0