IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE GESTÃO DE QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

4

 

Hoje em dia o mercado da construção civil se vê com uma escassez substancial de pessoas qualificadas para o serviço e, por isso, muitos empresários têm investido nos sistemas de gestão de qualidade

Tanto pela visão operacional quanto pela visão financeira, as construtoras necessitam de um bom sistema de gestão de qualidade. Dessa maneira, elas poderão obter melhores resultados, além de se manterem competitivas.

 

Benefícios dos sistemas de gestão de qualidade na construção civil

 

A implantação de sistemas de gestão de qualidade tem como um dos maiores benefícios, a expansão dos negócios empresariais. Eles têm o poder de abertura de novos mercados, além de ampliar os mercados já existentes.

Além dessas vantagens, ainda há o aumento da produtividade dos colaboradores da empresa, o controle de processos da construção, o progresso da organização interna e a redução considerável de custos e de desperdícios.

Diante de tantos benefícios proporcionados pelos sistemas de gestão de qualidade, aposto que agora você está querendo como fazer para implementar esse sistema em uma construção, certo?

Pois bem, confira a seguir o planejamento que é necessário fazer para contar com um bom sistema de gestão de qualidade na sua construção.

 

4-1

 

Planejamento para a implantação da gestão de qualidade

É extremamente necessário que as organizações façam um bom planejamento estratégico para que a implantação do sistema de gestão de qualidade seja feita de forma correta.

Para auxiliar, iremos listar as etapas essenciais para o processo de implantação:

1ª – É necessário definir todas as condições e exigências normativas que serão implantadas no empreendimento.

2ª – É importante fazer uma análise detalhada de todos os processos de qualidade atuais da empresa. É necessário também, fazer uma avaliação minuciosa desses processos.

3ª – Estabelecer prioridades do que será feito, como por exemplo, melhorias nas estruturas e capacitação de colaboradores. Crie tópicos definindo-as.

4ª – Elaborar uma matriz que sirva como base para implementar a execução do sistema.

5ª – Disponibilizar treinamentos e documentação adequados (é preciso acompanhar de perto).

6ª – Verificar a implantação do sistema por meio de auditorias internas e externas.

7ª – Fazer um planejamento das manutenções e revisões rotineiras de todo o sistema, além de garantir que funcionará corretamente.

Um sistema de gestão da qualidade pode ser implantado através de uma equipe interna da organização ou de consultores especializados.

Geralmente o prazo de certificação dos sistemas de gestão de qualidade (no Brasil) é de cerca de um ano. No entanto, dependerá bastante das variáveis como número de funcionários, quantidade de obras em atividade e suas localizações, etc. Tudo isso pode fazer com que o tempo aumente ou diminua.

 

A gestão de qualidade é essencial

 

Diante de tudo que foi dito até agora, é possível perceber o quanto é importante adotar sistemas de gestão de qualidade na construção civil. Afinal, para as empresas muitas melhorias podem acontecer:

  • Oportunidade de aumentar a competitividade da empresa;
  • Controle sobre a redução de desperdícios;
  • Melhor qualificação dos colaboradores;
  • Maior gestão sobre os projetos, materiais e adequação de normas técnicas;
  • Aumento significativo da produtividade;
  • Melhoria na qualidade de cada projeto realizado.

Então, invista em bons sistemas de gestão de qualidade, e assim, obterá muitos resultados positivos e relevantes para a sua empresa.

 

[gdlr_core_button button-text=”Mantenha-se Atualizado” button-link=”http://materiais.matconsupply.com.br/mantenha-se-atualizado” button-link-target=”_blank” margin-right=”20px” ]

IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE GESTÃO DE QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
× Como posso te ajudar?

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0