Blog

Telhados residenciais, estrutura de madeira ou metálica?

telhado-aco

A cobertura ou telhado é a parte da construção cujo objetivo é de proteger a edificação da ação das intempéries, atua como um regulador térmico dos ambientes, sendo ainda um excelente isolante térmico, podendo também desempenhar uma função estética. A estrutura de um telhado deve suportar, além do peso próprio de seus componentes, o peso dos revestimentos de cobertura, forros suspensos, materiais de isolamento, cargas de vento e outros equipamentos ou elementos fixados ou apoiados à estrutura.

Além de ser um componente estrutural, o telhado também é um componente funcional e estético que deve se adequar a linguagem de toda a edificação. Os telhados podem variar desde simples coberturas planas até projetos mais complexos. No entanto, uma das primeiras decisões a serem tomadas no projeto do telhado é se ele será sustentado por estrutura de aço ou madeira.

Antes de tomar qualquer decisão é necessário analisar o custo- benefício de cada estrutura. Em relação a isso, tem- se a cultura de achar que o telhado de madeira e mais barato, talvez por ser tradicionalmente mais aceito.

madeira-telhado

A madeira está sujeita a cupins e variações de temperatura e o preço pode variar muito, dependendo da qualidade dela. Seu telhado pode custar caríssimo ou não tão caro. Madeira boa custa muito dinheiro. Há também a questão ecológica. Uma viga de madeira por exemplo, exige que uma árvore grande e específica seja cortada e é preciso esperar que esta árvore cresça.

Um telhado de ferro não está sujeito a tanta variação de preço, porque é um produto fabricado e é fácil de se encontrar. Em uma obra, a estrutura do telhado de ferro será mais barata que a estrutura do telhado de madeira. A estrutura metálica está sujeita ao tratamento de ferrugem e oxidação e pode ter suas sobras recicladas e utilizadas na obra.

Muito pouca gente pensa em utilizar telhados com estrutura metálica, mas a verdade é que esse tipo de telhado pode compensar e muito a médio e longo prazo. Um telhado de estrutura metálica costuma durar a vida toda. Além disso, não está sujeito a tanta variação de preço, porque é um produto fabricado, fácil de se encontrar e que ainda pode ser reciclado. Em uma obra, a estrutura metálica do telhado será mais barata que a estrutura do telhado de madeira.

É preciso também considerar a mão de obra. O telhadista é mais barato que o serralheiro. Normalmente, o telhadista que faz o telhado também é a mesma pessoa que coloca as telhas, o que não costuma ser o caso do serralheiro. Ainda existe outro problema. A maioria das pessoas que trabalham com metais não fazem telhados. Eles fazem portões por exemplo. Então, é preciso contratar um serralheiro que entenda de telhados para tudo possa sair conforme o projeto.

Alguns dos benefícios e vantagens em utilizar estrutura metálica leve para a construção do telhado são: economia com perda zero, resistência estrutural otimizada, praticidade e rapidez na montagem, imunidade a cupins e fungos, ecológico, reciclável e sustentável.

[gdlr_core_button button-text=”Mantenha-se Atualizado” button-link=”http://materiais.matconsupply.com.br/mantenha-se-atualizado” button-link-target=”_blank” margin-right=”20px” ]

0 Comments

  1. Doni

    Realmente devemos considerar os custos envolvidos: material e mão de obra.

    18 de junho de 2017 at 19:44 | Responder

Write a comment

WhatsApp chat