Blog

Sondagem do solo

Sempre que se tem o objetivo de construir casas, prédios, galpões ou qualquer outro tipo de edificação é muito importante que seja feito um estudo fundamental e indispensável… Conhecer o solo.

Parece um assunto obvio, também tenho essa impressão, mas a realidade é cruel e infelizmente vejo muitos casos onde a avaliação do solo é feita com o bater do pé no chão e vem a seguinte frase na sequência – “esse solo é firme”, jargão relativamente comum nos canteiros de obra.

Como atuo, no fornecimento de insumos para a cadeia produtiva da construção civil, é inerente a profissão o questionamento recorrente sobre os ensaios realizados. Mesmo não sendo o responsável técnico pela obra, me posiciono como orientador e busco informar nossos clientes e parceiros da necessidade e responsabilidade em executar o estudo do solo, que será a base onde a obra será edificada.

Deixando de “causo”, o objetivo deste artigo é informar e promover o interesse pela causa. Os ensaios de solo são fundamentais e indispensáveis em qualquer empreendimento.

sondagem
Fonte da foto: Sondagem | Grupo Rochax

Um bom mapeamento do solo pode ser conseguido por meio sondagem a percussão, que consiste em retirar amostras padrões do solo e mediar a resistência média dos perfil alcançados.

É um método relativamente barato e consegue mapear toda a área do empreendimento, dando subsídios técnicos para o engenheiro calculista, orientando no dimensionamento das fundações ou na avaliação de analises complementares.

Os possíveis ensaios complementares poderão ser um ensaio de Proctor do solo e de CBR, que trataremos num outro momento.

Vantagens em conhecer o solo onde “sua” obra será edificada.

  • Acuracidade das informações;
  • Projetos devidamente dimensionados;
  • Menor risco de subdimensionar a estrutura, o que poderá causar acidentes;
  • Custo honesto e justo da estrutura dimensionada, pois uma estrutura superdimensionada elevará os custos de fundações.
  • Segurança.

O valor de toda segurança do seu empreendimento custa menos que 0,5% do valor dele. Então não hesite!!!! Faça os ensaios de solo e os encaminha a seu projetista.

Write a comment

WhatsApp chat