Blog

Porque vibrar o concreto?

Tecnicamente conhecido como adensamento, o processo de vibração do concreto consiste em retirar as bolhas de ar que se formam durante o processo de mistura e amassamento do concreto, essas bolhas de ar incorporadas diminuem a resistência do concreto e poderão surgir fissuras nos instantes seguintes a concretagem.

vibrador-de-imersao
Vibrador de imersão

O outro motivo pelo qual a vibração se torna necessário em pisos de concreto, (estacionamentos, subsolos, pisos de centros de distribuição e fundações rasas tipo radier), é que, no momento do adensamento do concreto ocorre uma pequena sedimentação dos agregados graúdos e consequentemente a argamassa sobe a superfície do pavimento, melhorando o aspecto visual do piso e/ou radier, facilitando o desempenamento da superfície.

A superfície do piso de concreto e/ou radier após desempenado, ganha uma característica de selamento da superfície pela argamassa, diminuindo a perda rápida da água de amassamento do concreto para a atmosfera, reduzindo as fissuras por retração hidráulica. Esse processo ajuda, mas não elimina a necessidade da cura do concreto.

regua-vibratoria
régua vibratória

Write a comment

WhatsApp chat