All for Joomla All for Webmasters
Matcon Supply
Matcon Supply
+55 11 .4513-4708 | 11.2375-9384 Seg - Sex 09:00 - 18:00 faleconosco@matconsupply.com.br
Qualificação
Produtos de Marca
Mais de 15 anos
de Brasil
Ranking 1
Matcon na Pauta
Fale Conosco

PATOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: TRINCAS EM ALVENARIA

6 A patologia na construção civil, resumidamente, trata-se do estudo dos danos que ocorreram em uma determinada construção. As patologias podem se manifestar de diversas formas, como por exemplo: fissuras, trincas, umidade excessiva, infiltrações, etc. As patologias em formato de trincas são muito comuns nas edificações. No entanto, elas possuem grande importância na visão das funções de construção e do usuário. Afinal, elas podem ser um aviso de algum problema na estrutura.   Como identificar as patologias na construção civil   Como a patologia estuda as doenças e os danos de uma construção, ela necessita que o problema seja encontrado. Ou seja, os sintomas da patologia devem ser descobertos para formar um diagnóstico correto. A fissuração em uma parede ocorre gradualmente, então nem sempre ela pode ser considerada uma das patologias na construção civil. Porém, depende muito do grau de evolução dessa trinca, e se ela for perfeitamente visível, já pode ser considerada uma patologia. Para caracterizar uma trinca como sendo algo patológico, é preciso atender a um critério. Ela deve ocorrer em uma quantidade acima de duas ou três por metro quadrado. Além disso, devem ser visíveis a olho nu e terem uma distância de 1,0 m da parede, o que pode ocorrer para trincas de 1,0 mm de largura. E também, caso as trincas não sejam claramente visíveis, mas estão causando problemas como a umidade, por exemplo, também podem ser consideradas como patologias.   Possíveis causas de trincas em alvenaria  
  • Fundações
Se ocorrer o recalque das fundações de uma construção, é possível que em toda a sua extensão ou em algumas partes, apareçam trincas. Por exemplo, se houver alguma alteração na umidade do solo sob o trecho de uma casa, a parede pode trincar.
  • Sobrecargas
O excesso de carga nas paredes também pode ser uma possível causa de patologias na construção civil como os trincos, por exemplo. A sobrecarga em paredes que ocorre por meio de janelas, por exemplo, pode fazer a parede trincar nos cantos, formando uma inclinação de 45º com o chão.
  • Movimentação por meio de temperatura
O movimento de dilatação e contração, causados pela temperatura, podem ocasionar trincas nas paredes de apoio de lajes de cobertura. Esse caso ocorre bastante com construções térreas.
  • Movimentação estrutural
A movimentação estrutural relacionada com a alvenaria e a falta ou insuficiência de elementos de construção que as suportem, pode ser causadora de trincas. Em casos como esse, também se encontram trincas que podem ser sintomas de deformação em excesso da estrutura, indicando assim, uma patologia estrutural.
  • Variações de umidade de materiais
Essas variações acontecem quando alguns materiais são mais expostos à umidade em relação a outros. Dessa forma, ocorre uma variação diferente nos volumes de cada um deles, ocasionando em trincas na construção.   6-1 Como você pôde observar, as trincas podem ser bem graves, e em alguns casos pode até levar à queda da construção. Então, o ideal é não confiar na sorte e fazer vistorias nos locais, além disso, você deve descobrir os sintomas e diagnósticos antes de tomar qualquer atitude. É importante tirar fotografias de cada trinca e fazer a elaboração de um Laudo Técnico contendo um Parecer. Esse, diagnosticará cientificamente de maneira minuciosa o que ocorre na edificação. Além disso, é essencial que antes de pensar em colocar argamassa em cima da trinca, você descubra e elimine a causa do problema. Afinal, a trinca é somente uma consequência de algum fator bem ruim que está ocorrendo na construção. E então, gostou do artigo sobre patologias na construção civil? Já sabe como tratar o problema de trincos na parede? Deixe o seu comentário e nos diga o que achou desse assunto! Mantenha-se Atualizado
Avatar
About the author

Leave a Reply

O que é Radier?
18 de março de 2019
Aditivo cristalizante de fissuras em concreto
27 de janeiro de 2019
FIBRAS DE AÇO
20 de janeiro de 2019
MODELOS DE FIBRAS DE AÇO
20 de janeiro de 2019
VANTAGENS DO CONCRETO ARMADO COM FIBRAS DE AÇO
20 de janeiro de 2019
LANÇAMENTO DO CONCRETO COM FIBRAS DE AÇO
20 de janeiro de 2019
FISSURAS, PORQUE ACONTECEM E COMO TRATÁ-LAS NO RADIER
20 de janeiro de 2019
Cura do concreto: conheça cada técnica, suas vantagens e cuidados
20 de janeiro de 2019
Sondagem do solo
20 de janeiro de 2019
Porque vibrar o concreto?
20 de janeiro de 2019