All for Joomla All for Webmasters
Matcon Supply
Matcon Supply
+55 11 .4513-4708 | 11.2375-9384 Seg - Sex 09:00 - 18:00 faleconosco@matconsupply.com.br
Qualificação
Produtos de Marca
Mais de 15 anos
de Brasil
Ranking 1
Matcon na Pauta
Fale Conosco

Importância da utilização do EPI e quais são eles?

1

EPI são equipamentos de proteção individual. Qualquer atividade que possa apresentar algum tipo de risco seja físico ou químico deve ser realizada com o auxílio dos equipamentos de segurança a fim de garantir a saúde e proteção ou integridade física do trabalhador (colaborador). Além disso, o EPI (Equipamento de Proteção Individual) evita que o trabalhador se exponha a riscos que ocasione doenças ocupacionais.

Para saber quais equipamentos de proteção são necessários, cada empresa precisa analisar e identificar os riscos ocupacionais. Conhecendo os riscos a empresa deve fornecer aos seus funcionários os equipamentos necessários para reduzir e/ou neutralizar os riscos. A Norma Regulamentadora NR 6, regulamenta e estabelece o uso de equipamentos de proteção. Eles devem ser fornecidos gratuitamente segundo as funções de cada trabalhador dentro da empresa.

Talvez algum trabalhador (colaborador) se recuse a usar os equipamentos fornecidos. No entanto, cabe aos encarregados e supervisores fiscalizar e garantir o uso dos equipamentos de proteção. Também se certificar de que os equipamentos danificados sejam substituídos.

O uso de equipamentos de proteção individual devem ser utilizados, quando os equipamentos de proteção coletiva não forem suficientes para diminuir os riscos. Não se trata apenas de fornecer os equipamentos de proteção individual para os trabalhadores. A empresa precisa fornecer treinamentos para que eles usem de forma correta e até mesmo aprenda a zelar pelos mesmos.


Tipos de Equipamentos de Proteção Individual- EPI

2

Proteção da Cabeça

Capacete: utilizado para proteger a cabeça contra impactos causados por queimaduras, choques, quedas, projeção de objetos e até dos raios solares. Existem capacetes com aba frontal, aba total e aba frontal com viseira.

 

Proteção dos Olhos e Faces

Óculos: usados para a proteção dos olhos do trabalhador contra partículas de materiais e raios ultravioletas. Possuem lentes escuras ou incolores. Existem uma variedade de óculos como por exemplo, óculos para proteção contra luminosidade, óculos contra radiação infravermelha, óculos contra raios ultravioleta e óculos contra impactos.

 

Proteção da Audição

Protetores auriculares ou abafadores: protegem contra ruídos.

 

Proteção para a face

Protetor facial: usados para proteção contra partículas volantes, luminosidade intensa e radiação ultravioleta e infravermelha.

 

Proteção respiratória

Máscaras e filtros: aparelhos que filtram qualquer ar contaminado com gases e aerossóis por exemplo.

 

Proteção de mãos e braços

Luvas: Usadas para proteger as mãos contra riscos químicos (Luvas em borracha nitrílica e PVC), biológicos (Luvas em borracha nitrílica), elétricos (luvas isolantes de borrachas), mecânicos (luvas em raspa, vaqueta e mista) e térmicos (Luvas em vaqueta).

 

Proteção de pés e pernas

Botas, Sapatos e coturnos: utilizados para os pés e as pernas contra os torções, derrapagens, umidades, animais peçonhentos, produtos químicos, objetos cortantes, etc. Alguns tipos são: botas de borracha (cano longo), botas de couro (cano médio e cano longo) e perneiras.

 

Proteção contra quedas

Cinto de segurança e cinturões: usado para trabalho em altura a partir de 2,00 m (dois metros).

Além de proteger os trabalhadores (colaboradores) de qualquer acidente grave o uso dos equipamentos de proteção individual garante a produtividade no local de trabalho. Esse é um benefício para ambos os lados: empregador e funcionários.

Mantenha-se Atualizado

About the author

Leave a Reply

Aditivo cristalizante de fissuras em concreto
1 de junho de 2017
Concreto com ar incorporado – O que é ? Como usar?
1 de junho de 2017
Pavimentação Permeável – O que é? Como utilizar?
1 de junho de 2017
Rastreamento de ferramentas no canteiro de obras
1 de junho de 2017
Tipos de Nível. E onde usa-los.
1 de junho de 2017
Webinar – Mudanças do novo PBPQ-h
11 de abril de 2017
PATOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: TRINCAS EM ALVENARIA
20 de março de 2017
PATOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: O QUE É E COMO TRATAR
18 de março de 2017
Conheças as telhas termo acústicas, principais vantagens e indicações
16 de março de 2017
Telhados residenciais, estrutura de madeira ou metálica?
15 de março de 2017