All for Joomla All for Webmasters
Matcon Supply
Matcon Supply
+55 11 .4513-4708 | 11.2375-9384 Seg - Sex 09:00 - 18:00 faleconosco@matconsupply.com.br
Qualificação
Produtos de Marca
Mais de 15 anos
de Brasil
Ranking 1
Matcon na Pauta
Fale Conosco

FISSURAS, PORQUE ACONTECEM E COMO TRATÁ-LAS NO RADIER

As fissuras são problemas, infelizmente, muito comuns em processos de concretagem de peças grandes, como é o caso de pisos de concreto ou radiers.

fissura

Porém podem ser resolvidas ou minimizadas com técnicas e processos já conhecidas de muitos engenheiros calculistas e projetistas de estruturas. A ideia, nesse momento, é entender de maneira conceitual alguns desses fenômenos, porém é muito importante lembrar que no Brasil existem muitos profissionais capacitados para elaborar o melhor projeto para sua obra.

Peço licença para falar sobre esses profissionais tão importantes para o ecossistema da Engenharia no Brasil, porém muitas vezes são desrespeitados ou não recebem o devido valor pelos problemas que poderão evitar, um bom projeto sempre trará economia pra sua obra, seja em relação aos métodos construtivos adotados, materiais empregados ou pelos simples fato de elaborarem um planos de corte de vergalhões ou telas que ajudarão na economia do empreendimento. Então, contratar um calculista e/ou projetista não é gasto, é o melhor investimento que se pode fazer.

Voltando ao tema, as fissuras costumam surgir por alguns fatores recorrentes nas obras, dentre eles podemos citar o posicionamento das armaduras, sim 5 cm pra lá ou pra cá farão toda diferença, poderão acontecer por falhas no lançamento do concreto, uma espera muito grande entre um caminhão e outro poderá ocasionar as famosas juntas frias e com certeza seu engenheiro calculista terá uma solução para corrigir esse tipo de situação muito comum.

Em pisos de concreto é muito comum as fissuras surgirem em quinas de colunas, no vértice de caixas de inspeção. Normalmente nesses casos o calculista irá prever barras de reforços que deverão ser posicionadas conforme projeto.

Outro procedimento muito utilizado é a criação das juntas de dilatação, que são cuidadosamente calculadas para que, sabendo que a peça concretada irá fissurar, o tamanho dos panos de concretagem estejam dentro dos limites de retração. Assim, na região onde sabidamente haveria uma fissura, o calculista determina uma junta, devidamente executada e tratada.

corte-de-concreto
Execução de junta serrada

Mas não tem jeito, surgiu a fissura… existem alguns produtos no mercado que foram desenvolvidos exclusivamente para o tratamento das fissuras. Recomenda-se que esses produtos tenham uma característica elástica, desta forma acompanham o trabalho da estrutura, mantendo o local fechado, evitando que a armadura metálica seja atacada pelo oxigênio, evitando-se a corrosão da estrutura

tratamento-de-fissuras
Aditive - Zero trinca
Rodrigo Melo, Érico
About the author

CEO na Matcon Produtos para Construção, especialista em otimização de processos e focado na solução de problemas dos clientes. Mecânico pela ETEC, graduado em Administração de Empesas e especialização em MKT pela Universidade Metodista de São Paulo e MBA em Gestão Financeira e Mercado de Capitais pela FGV.

Leave a Reply

O que é Radier?
18 de março de 2019
Aditivo cristalizante de fissuras em concreto
27 de janeiro de 2019
FIBRAS DE AÇO
20 de janeiro de 2019
MODELOS DE FIBRAS DE AÇO
20 de janeiro de 2019
VANTAGENS DO CONCRETO ARMADO COM FIBRAS DE AÇO
20 de janeiro de 2019
LANÇAMENTO DO CONCRETO COM FIBRAS DE AÇO
20 de janeiro de 2019
Cura do concreto: conheça cada técnica, suas vantagens e cuidados
20 de janeiro de 2019
Sondagem do solo
20 de janeiro de 2019
Porque vibrar o concreto?
20 de janeiro de 2019
Relatório Fotográfico – O Concrety tem uma boa solução para gestão de sua obra.
21 de fevereiro de 2018