Blog

Dicas para planejar uma obra de forma simples, prática e eficiente

planejamento

Mais um ano se encerra, e ao começar um ano novo, as pessoas logo tratam de cuidar da reforma da sua casa ou apartamento. O problema é que nem sempre é fácil elaborar um planejamento de obra eficaz. Por isso nesse post você vai conhecer algumas dicas para planejar uma obra de um jeito bem simples e prático.

Com as dicas dadas nesse artigo você vai conseguir repaginar a sua casa sem ter problemas durante a realização da obra, pois um planejamento de obra bem feito, torna a execução da obra muito mais simples e eficaz.

Confira a seguir as principais dicas para planejar um obra e fique por dentro do que é necessário para garantir um projeto objetivo e eficiente, que lhe dê um retorno positivo conforme o esperado.

Principais dicas para planejar uma obra

  •  Quem você deve contratar?

Bom, esta é uma pergunta bem relativa, e vai depender basicamente das necessidades de cada obra.

Se você está pensando em redistribuir os cômodos da sua casa e realizar alterações elétricas e hidráulicas consideráveis, o ideal é que chame um arquiteto para lhe dar o suporte necessário durante a execução da obra.

Agora, no caso de reformas estruturais, ou seja, aquelas que exigem ampliações de área construída ou trabalhos em fundações, o mais indicado é que um engenheiro acompanhe a obra, pois ele saberá indicar o tipo de mão de obra necessária para a construção.

  • Por onde começar?

Além de pensar em quem você deve contratar para executar a sua obra, outro fator que também deve ser analisado na hora de planejar uma obra é a planta hidráulica, a parte elétrica e as estruturas que vão compor a sua obra.

Com estas informações o profissional que vai conduzir a sua obra saberá exatamente onde estão situadas as vigas, os fios, pilares e também os canos de água.

  • Não esqueça de legalizar

Toda reforma precisa ser legalizada. Mas como fazer isso?

Muito simples! Para legalizar a sua reforma você deve requerer autorização junto a prefeitura da região onde você mora, pois será ela que vai emitir o alvará de aprovação e execução da obra.

Caso você queira fazer uma pequena mudança, como retirar uma parede ou então trocar o telhado, basta que você envie um comunicado na subprefeitura que isso já resolve o seu problema.

Vale ainda ressaltar que os serviços de manutenção como a recuperação do piso por exemplo, é um procedimento que não exige legalização.

  • Ordem das etapas de execução de uma obra

Uma das melhores dicas para planejar uma obra corretamente e não se perder no decorrer deste processo, é saber qual é a ordem de execução que deve ser seguida em uma obra.

Para facilitar a sua vida, vamos mostrar a seguir a ordem exata que você deve seguir para garantir que a sua obra seja executada do jeito certo.

Ordem de execução da obra:

  1. Contratar um arquiteto, engenheiro  e equipe;
  2. Fundações e a demolição de alvenaria;
  3. Execução da estrutura;
  4. Instalação elétrica, de gás, hidráulica, automação e segurança;
  5. Cuidados com contrapiso, batentes, reboco das alvenarias, contramarcos de caixilhos e acabamentos;
  6. Inserção de metais, louças, esquadrias, vidros e luminárias.

Após incluir cada um dos passos citados acima no seu planejamento de obra, com certeza a sua reforma será feita da melhor forma possível e o resultado final sem dúvida alguma será o que você espera de uma reforma eficiente.

[gdlr_core_button button-text=”Mantenha-se Atualizado” button-link=”http://materiais.matconsupply.com.br/mantenha-se-atualizado” button-link-target=”_blank” margin-right=”20px” ]

0 Comments

  1. Renato Viana

    Boa! Curtir as dicas e idéias.

    15 de março de 2017 at 19:44 | Responder
  2. Jairo

    Gostaria de mais informações sobre essa obra pré fabricadas

    1 de abril de 2017 at 13:58 | Responder
    1. Matcon

      Jairo, continue acompanhando nossas postagens, estamos com um bom conteúdo relacionado a industrialização na construção civil.
      Obrigado.
      Rodrigo

      11 de abril de 2017 at 16:37 | Responder
  3. Felipe

    Bacana, ajuda quem não tem a minima ideia por onde começar.

    4 de maio de 2017 at 19:57 | Responder

Write a comment

WhatsApp chat